Equilibrando a Mente

\"\"

Tudo na natureza é composto por três qualidades primordiais; os GUNAS.

Essas energias universais são Sattva, Raja e Tamas sendo que Sattva é nossa consciência e Raja e Tamas são nossos dois doshas da mente.

Já sabemos que somos constituídos de 5 doshas:

  • 2 doshas da mente: Raja e Tamas.

Neste estudo, iremos nos aprofundar nestes últimos e entender como equilibrá-los.

\"\"

É principalmente no nível mental que os gunas têm um efeito significativo, em equilíbrio promovem harmonia e saúde, mas quando Raja ou Tamas predominam, podem nos levar ao desequilíbrio e doenças.

\"\"

Sattva é a qualidade do amor, da luz, da bondade e da virtude. Sattva gera clareza mental, promove sabedoria e inteligência, alegria e contentamento.

Possibilita o despertar dos cinco sentidos que nos permitem vivenciar o mundo físico à nossa volta, possibilita o despertar espiritual e o desenvolvimento da alma nos proporcionando a paz interior por meio da qual podemos perceber a verdade!

(eu simplesmente adoro como Ayurveda enxerga e descreve as coisas da vida, faz-me muito sentido!)

A saúde da mente e do corpo é mantida pela vida sátvica ou pelo menos por tentarmos viver de maneira sátvica na maior parte do tempo seguindo as diretrizes do Dinacharya (saiba mais clicando aqui).

\"\"

Já vimos acima que Rajas é a qualidade da energia, da ação e da turbulência, ativa todo o movimento de ideias e instruções para o corpo.

Rajas provoca o pensamento e é responsável pela inspiração e pela criatividade.

Quando em desiquilíbrio pode causar inquietação, paixão, agressividade e ambição excessiva.

\"\"

Tamas é justamente o oposto, é pesado e sólido, sem movimento, produz calma e estabilidade, diz-se que é \”tão sólido quanto uma rocha\” e no corpo produz inatividade e sono.

Um excesso de Tamas na mente, pode obstruir o movimento e nos sentimos obtusos, deprimidos ou iludidos. Nos trás confusão e dificuldade de enxergar as coisas com clareza, ficamos cheios de dúvidas e incapazes de tomar decisões.

Dizemos então que estamos tamásicos e não percebemos o nosso verdadeiro eu interior.

Precisamos encontrar o equilíbrio e para isso Ayurveda nos sugere algumas diretrizes:

\"\"

Todas as doenças são causadas por má conduta ou má alimentação e o predomínio de Sattva tende a resultar no equilíbrio correto, mas Tamas e Rajas ainda podem ser encarados de maneira positiva pois Tamas possibilita o relaxamento e a recuperação necessários após uma atividade repondo nossas energias e precisamos de Rajas para sobreviver no mundo já que não podemos passar o dia inteiro sem fazer nada num estado sátvico. Rajas também pode ser usado para converter Tamas em Sattva como vimos no desenho acima.

Por meio de uma alimentação sátivca saudável e um estilo de vida harmonioso; descanso suficiente, movimento suficiente e silêncio suficiente, podemos vivenciar a paz interior, gozar de boa saúde e sentimento de alegria e realização.

Fonte:

(Pesquisas realizadas no material de apoio do curso FORMAÇÃO EM TERAPEUTA AYURVEDICA / Instituto Fontana Saúde Perfeita – Livro A BÍBLIA DO AYURVEDA de Anne MacIntyre e livro O SABOR DA HARMONIA de Laura Pires)

[jetpack_subscription_form show_subscribers_total=\”false\” button_on_newline=\”false\” submit_button_text=\”
Assinar\” custom_font_size=\”16px\” custom_border_radius=\”0\” custom_border_weight=\”1\” custom_padding=\”15\” custom_spacing=\”10\” submit_button_classes=\”\” email_field_classes=\”\” show_only_email_and_button=\”true\”]

0 thoughts on “Equilibrando a Mente”

  1. Pingback: Os vinte atributos – prontaprair.com

  2. Pingback: Os três Gunas – prontaprair.com

  3. Pingback: Os três Gunas – Saúde integral com Ayurveda

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *