Os três Gunas

\"\"

Tudo na criação é composto por três qualidades primordiais ou gunas em proporções variadas.

Essas energias universais conhecidas como Sattva, Rajas e Tamas, são atribuídas à natureza da nossa mente.

SATTVA É CLAREZA

\"\"
Sattva é a qualidade do amor, da luz, da harmonia, da bondade e da virtude.

Sattva promove sabedoria e inteligência, percepção e clareza, alegria e contentamento. Promove ou possibilita o despertar espiritual e o desenvolvimento da alma.

Desperta nossos cinco sentidos nos possibilitando vivenciar com clareza e abundância o mundo físico a nossa volta, produzindo paz interior por meio da qual podemos perceber a verdade ou em outras palavras; ter \”olhos de ver\”

A saúde da mente e do corpo é promovida pela própria vida sátvica.

RAJAS É AÇÃO

\"\"
Rajas é a qualidade da energia, da ação e da turbulência.

Rajas ativa todo o movimento, sendo de idéias ou de instruções para o corpo. Os próprios doshas: Vata, Pitta e Kapha, surgem principalmente por meio de Rajas, já que são energias vitais.

Na mente, Rajas promove o pensamento e é responsável pela inspiração e criatividade, porém quando em desequilíbrio, causa inquietação, paixão, agressividade e ambição excessiva, conduzindo a dor e ao sofrimento e levando o indivíduo a buscar cada vez mais realização no mundo exterior.

Dizemos que aquela pessoa se encontra em um \”estado rajásico\” por causa do excesso de pensamentos e atividades e tão logo o corpo responde levando o indivíduo a um estado tamásico pois fica exausto e deprimido.

TAMAS É INÉRCIA

\"\"
Tamas é a qualidade do embotamento e da inércia.

Tamas causa sono, decaimento, regeneração e morte. Tamas é pesado e sólido, produz calma e estabilidade e em excesso na mente, pode obstruir o movimento causando letargia, apego, teimosia, confusão, depressão e ilusão.

Nos sentimos obtusos e sonolentos com pouca motivação.

Podemos ter dificuldade de enxergar as coisas com clareza e avaliar as coisas como elas são.

O excesso de tamas é responsável pela ignorância e pela incapacidade de perceber o nosso verdadeiro eu interior.

Essa interação dos três gunas é necessária pois não podemos viver aqui na Terra uma vida exclusivamente sátvica, em constantes meditações, temos que agir de maneira rajásica também e buscar lá fora tudo o que precisamos para viver, crescer, nos alimentar… Também não podemos viver apenas deitados no sofá sem ânimo para evoluir e melhorar.

O equilíbrio entre Satva, Rajas e Tamas nos trás uma vida plena, com dias ruins e dias bons e capacidade para passar por eles, absorvendo lições e crescendo.

Leia mais sobre os três gunas e como equilibrar a mente aqui.

Saiba quais alimentos consumir para equilíbrio dos gunas aqui.

Descubra qual o seu dosha aqui

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *