Chá pra quê?

\"\"

As bebidas quentes nos trazem conforto por si só, mas se tiverem afeto feito chá de vó, parece que tiram os problemas em cada golinho.

Separei algumas opções de chás para os vários momentos do nosso dia mas antes me diga uma coisa, você sabe preparar um chá direitinho? Sabe a diferença de infusão e decocção e qual o jeito certo para o preparo de cada planta?

Infusão ou Decocção?

\"\"
\"\"

Até aqui tudo bem, mas agora a coisa se complica um pouquinho, talvez você precise de um chazinho que lhe traga clareza mental 😉

Você já ouviu a afirmação \”todo chá é uma infusão, mas nem toda infusão é uma chá\”? Popularmente, as bebidas que são feitas com ervas colocadas em água fervente, são chamadas de chás, só que na verdade, apenas um tipo de planta produz o verdadeiro chá, uma erva chinesa chamada Camellia sinensis, uma erva que dá origem ao chá branco, chá verde, chá vermelho e chá preto. Todos os demais \”chás\” são na verdade infusões ou decocções, sozinhas ou misturadas.

Mas sem problemas se você chama uma infusão de chá, eu também chamo! O importante aqui é saber a origem e entender um pouquinho mais.

Selecionando as Ervas

\"\"

Algumas dicas que considero importantes na hora de escolher as ervas:

  • Prefira especiarias frescas se possível ao invés dos chás de saquinhos, isso garante as propriedades terapêuticas e reduz o risco de ervas velhas ou mofadas por exemplo.
  • Guarde as ervas avulsas secas em vidros bem vedados, protegidos da luz e em ambientes secos.
  • Compre suas ervas em pouca quantidade, assim você garante que estejam sempre frescas e poderá variar mais os sabores.
  • Fique atento à combinações de ervas, uma mistura pode ter ações mais calmantes ou estimulantes, pode resfriar o corpo ou aquecê-lo, as ervas ainda tem ações que atuam na mente, deixando-a mais agitada ou letárgica por exemplo, por isso para cada hora do dia devemos escolher um chá diferente.
  • Varie sempre as ervas para diversificar seu chá ou infusão, não faça uso contínuo e diário de apenas um tipo de chá.
  • Se estiver grávida ou lactante ou ainda sofrer de qualquer problema de saúde, busque orientação de seu médico pois as ervas são verdadeiros medicamentos e devem ser usadas com cautela.
\"\"

Vale lembrar:

  • As plantas devem ser lavadas em água corrente para evitar qualquer tipo de contaminação.
  • Consuma seu chá ou infusão sempre no mesmo dia do preparo.
  • Nenhuma infusão faz milagres sozinha, troque seus hábitos por uma rotina saudável Dinacharya, pratique atividade física e não abuse de alimentação inadequada.
\"\"

De nada serve um chazinho para relaxar e dormir se você não cria um ritual do sono e permanece até altas horas conectado em ambiente claro e com eletrônicos.

Também não adianta ter uma péssima noite de sono e esperar que uma infusão energizante faça milagres.

Faça a sua parte em todos os aspectos da sua vida de forma consciente e responsável 😉

Escolha seu Chá

\"\"

Chá pra quê?

\"\"

Modo de preparo

Coloque 200 ml de água para ferver, junto com o anis estrelado, a canela, o gengibre e o cravo (reserve a cúrcuma). Assim que levantar fervura, desligue o fogo. Em seguida, misture a cúrcuma e abafe. Aguarde 10 minutos, coe e beba.

Dica: essa infusão é ótima para tomar antes do café da manhã, vai estimular a digestão, esquentar o corpo e ativar todos os seus sentidos.

\"\"

Modo de preparo

Coloque 200 ml de água para ferver junto com o mulungu. Quando levantar fervura, desligue o fogo e coloque o alcaçuz e a camomila. Deixe descansar por 10 minutos, coe e beba. Essa infusão pode ser usada para começar o dia mais tranquilo ou qualquer horário do dia ou da noite.

Dica: Mulungu é um sedativo natural e favorece um sono mais tranquilo e profundo, age diretamente no sistema nervoso e músculos, gerando uma sensação de relaxamento. De acordo coma literatura, não usar por mais de três dias seguidos, varie suas infusões sempre! O alcaçuz também é conhecido como pau doce ou raiz doce e não deve ser utilizado por mulheres grávidas ou pessoas com problemas de hipertensão e diabetes, como foi dito antes, se você tiver algum problema de saúde, procure consulte a opinião do seu médico antes de fazer uso de qualquer infusão.

\"\"

Modo de preparo

Coloque cerca de 200 ml de água para ferver junto com a erva-doce. Assim que levantar a fervura, desligue o fogo. Despeje a infusão da erva doce sobre o gengibre ralado e a hortelã, abafe e deixe repousar por cerca de 10 minutos, coe e beba. A hortelã tem ação digestiva e reduz gases e cólicas. Para consumi-la fresquinha, tenha um vasinho em casa. A hortelã é contra indicada para mulheres lactantes.

Dica: essa infusão pode ser digerida antes do café da manhã ou de cada refeição.

\"\"

Modo de preparo

Coloque 200 ml de água para ferver junto com a erva-doce, desligue o fogo assim que levantar fervura. Despeje a infusão de erva-doce sobre a passiflora e a erva-cidreira, abafe e deixe descansar por 10 minutos, em seguida coe e beba. Passiflora também é conhecida como maracujá silvestre e indicada para quadros leves de ansiedade e insônia como um calmante suave. A erva-cidreira é indicada para cólicas abdominais e melhora ansiedade e insônia.

Dicas: melhor horário para consumir é final da tarde ou início da noite para ajudar a relaxar e induzir ao sono nas horas mais adequadas de acordo com a diretrizes da Ayurveda (saiba mais sobre Dinacharya clicando aqui).

Estes chás não são destinados a distúrbios e doenças. Procure orientação de um profissional de saúde habilitado sempre que precisar de cuidados individualizados.

FONTE- Nutrindo seus sentidos-Laura Pires e O sabor da harmonia – Laura Pires

Se inscreva para receber atualizações em sua caixa de entrada.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *