AGNI- A função vital do fogo digestivo

Pela manhã quando acordamos, nosso Agni (fogo digestivo) ele não está muito quente, já que estávamos dormindo e jejuando a noite inteira.

Precisamos atiçar o fogo na forma de uma xícara de chá de gengibre recém-ralado ou de água morna com ou sem limão.

\"\"

Nossa digestão é fogo e os alimentos que consumimos são como combustível para esse fogo. Para a medicina ayurveda, mais importante do que o que comemos é como digerimos esses alimentos, como queimamos esse combustível que jogamos na fogueira – Agni.

Quando Agni é suficiente, ele impede o acúmulo de toxinas no corpo, a mente e os sentidos ficam claros e aguçados e temos energia para canalizar a nossa vida em uma direção positiva.

\"\"

Quando Agni está deficiente, ele causa acúmulo de toxinas (Ama) no corpo, o que dá origem ao embotamento, à sensação de peso, à estagnação e a turvação da mente e da percepção.

Preparar um cházinho ou beber uma simples água morna acorda nosso Agni e bota o corpo para \”rodar\” direitinho.

Manter o equilíbrio do fogo digestivo é o segredo da saúde preventiva, bem como do tratamento da maioria dos problemas. O fogo deve ser mantido atiçado e alimentado com o combustível adequado para que não se apague. Ele pode arder muito pouco ou se inflamar em excesso.

O equilíbrio é a chave para a boa digestão.

Fonte:

(Pesquisas realizadas no material de apoio do curso FORMAÇÃO EM TERAPEUTA AYURVEDICA / Instituto Fontana Saúde Perfeita – Livro A BÍBLIA DO AYURVEDA de Anne MacIntyre e livro O SABOR DA HARMONIA de Laura Pires)

0 thoughts on “AGNI- A função vital do fogo digestivo”

  1. Pingback: As causas das doenças – prontaprair.com

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *